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    Serviços amadurecem outsourcing de impressão
    Semana Informática nº 914 de 6 a 12 de Feveiro de 2009
    Fátima Caçador


    ...Tem sido aliás para as grandes empresas que a maioria dos fabricantes e consultores dirigiu as suas soluções, mas esta oferta começa já a abranger empresas de menor dimensão. No caso da Ricópia Soluções de Impressão, empresa integrada no Grupo Ricoh, as propostas não discriminam dimensões de clientes, «quer seja apenas para uma solução que contemple um equipamento ou vários equipamentos», explica António Craveiro, director da empresa, que adianta que um dos conceitos mais populares no momento é o de pagar para usar e não comprar nem ter problemas com facturas pesadas de consumíveis e assistência técnica. «Verifica-se que até uma pequena empresa a acabar de se formar adere logo a este conceito», sublinha...
    Diversificar e reforçar
    O estreitamento da relação entre fornecedor e cliente é ainda visto por António Craveiro, como uma tendência incontornável. «Cada vez mais os clientes procuram um parceiro de negócio e não um mero fornecedor. A principal tendência do outsourcing é garantir que o cliente está satisfeito e não se sentiu enganado durante a negociação inicial,  e continuar a sentir que os seus custos são menores do que os que tinha anteriormente», justifica.
     Vantagens destacadas

    Embora o primeiro cálculo feito num contrato de outsourcing seja para a redução de custos, há muito mais vantagens a explorar em contratos de gestão de serviços de impressão. Pedimos aos fabricantes e empresas de serviços para os enumerarem. Para além de vários pontos em comum, surgiram também visões particulares dos benefícios a extrair de um contrato de outsourcing de impressão, que dependem muitas vezes da extensão da intervenção da empresa.

    Pontos-chave:
    - Controlo e redução de custos de impressão e de custos burocráticos e administrativos da sua gestão;
    - Libertação de capital para investimentos mais críticos na empresa;
    - Concentração da empresa no core business e acesso a know-how especializado na impressão;
    - Poupança de recursos humanos (50% das chamadas de help desk informático devem-se a problemas de impressão);
    - Garantia da actualização tecnológica com a possibilidade de ter sempre as máquinas mais recentes sem qualquer investimento;
    - Segurança e confidencialidade – através da utilização das novas tecnologias integradas em equipamentos multifuncionais;
    - Transparência de custos e orçamentação real, sem custos escondidos
    - Integração de sistemas de gestão documental no workflow de cópia, arquivando os documentos digitalmente e evitando muitas vezes a impressão;
    - Melhoria da eficiência e produtividade através da distribuição mais eficiente dos equipamentos e estabelecimento de prioridades de utilização;
    - Melhoria significativa dos níveis de serviço dos equipamentos com a sua maior disponibilidade, já que existe a garantia de substituição face a problemas técnicos.

     

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